quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O que é ser Diverso?

Em sua tradução literária significa “O que oferece vários aspectos. Distinto.” Vivemos num mundo diverso. Pena que essa diversidade de tudo nos torna pequenos como ser humano.

Não entendo como o mundo pode ser tão preconceituoso com uma raça que deu origem ao que somos hoje. Para quem não sabe [e muitos com certeza], no nosso planeta havia apenas um continente, a Pangéia. Os seres humanos que habitavam esse mundo antigo eram nossos antepassados. Suas mudanças genéticas foram evoluindo por milhares de anos, onde surgiram as diferentes etnias, línguas, crenças e por aí vai.

O que me coloca superior à outra pessoa? Nada. Nossa pele não é nada mais que nossa casca, que nos difere de todos os outros demais seres humanos. Nossa maneira de pensar, de agir que nos faz únicos. Não há explicação plausível de me achar melhor do que alguém. Conhecimento, dons, peculiaridades nos fazem ter características diferenciadas, onde alguns se destacam e outros nem tanto. Mas jamais serei melhor do que um mendigo na rua só pelo fato dele ser um excluído da sociedade.

É, leitor... o egoísmo nos faz pré-julgadores de tudo o que nos é novo ou estranho. Ser ou não ser “A” ou “B” ou “C” não nos faz melhor ou pior do que ninguém. Julgamos um assassino pelos atos cometidos por ele, mas jamais saberemos o real motivo pelo qual ele o fez. Então tentamos ir pelo caminho mais fácil: ele é um louco, insano que vai ser condenado pelo resto da vida. É cômodo dizer isso, mas não é fácil analisar minuciosamente toda a questão num assunto tão complexo.

Diverso, ao mesmo tempo, é ser único. É meio controverso dizer isso, mas podemos achá-lo em uma única pessoa. E mesmo vivendo em sociedade, estamos em contato com o diverso, com a diversidade em todos os sentidos. E tudo o que acontece conosco é conseqüência dos atos que cometemos. E somos responsáveis por eles. Se formos preconceituosos com nós mesmos, em troca damos margem ao preconceito dos demais.

VDJ,
Equipe Diversas Idéias.